fbpx

Alimentação naturalObesidade em cães e gatos

7 de fevereiro de 2020by marketing0

A obesidade é definida como acúmulo excessivo de tecido adiposo no corpo e é resultado de um balanço energético positivo crônico, onde a ingestão de calorias excede a quantidade calórica de gastos do animal. Estudos sugerem que animais acima do peso possuem entre 10 a 20% a mais do seu peso ideal e animais obesos possuem acima de 20% do seu peso ideal.

As causas podem ser consideradas multifatoriais, onde envolvem a predisposição genética de algumas raças, doenças endócrinas e castração. Porém o aumento da obesidade nos animais de companhia nos últimos anos pode estar relacionado principalmente às mudanças na forma de criação e ambiente em que os animais estão vivendo.  A maioria dos pets tem fácil acesso a dietas altamente palatáveis e calóricas, adicionado ao fato de que cada vez mais cães e gatos são mantidos dentro das casas com poucas oportunidades de exercícios quando comparados aos seus ancestrais.

A principal preocupação relacionada à obesidade são as doenças que acompanham esse acúmulo de tecido adiposo. Vários estudos demonstram que a obesidade afeta a saúde dos animais, estando relacionada com a predisposição às doenças ortopédicas, diabetes, doenças cardíacas, desordens no trato urinário e reprodutivo, além de afetar a longevidade dos cães e gatos.

A principal forma de controlar e evitar a obesidade em animais de companhia inclui uma dieta adequada e aumento da atividade física. Na Pet Saudável temos um prato ideal para auxiliar no emagrecimento dos cães, o PICADINHO DE FRANGO. Nesse prato temos ingredientes especiais como arroz integral, que aumenta a sensação de saciedade devido a maior quantidade de fibras, peito de frango e fígado de frango (proteínas com baixo teor de gordura), legumes selecionados, farelo de aveia, gengibre, óleo de coco, salsinha, sal rosa do Himalaia e o FOOD DOG FIT FIBRAS, especialmente desenvolvido para auxiliar na perda de peso dos cães.

Para ajudar na redução de peso do seu peludinho temos também dicas de atividade física, que além de auxiliar no emagrecimento irá contribuir para o bem-estar e qualidade de vida do seu animal! Caminhadas nos períodos mais frescos do dia são ideais no verão, e não se esqueça de levar a garrafinha de água para hidratar seu pet sempre que necessário! Algumas raças amam água, então porque não levar seu animal para nadar? Lembre-se sempre de certificar que o lugar é seguro e que seu animal se sinta bem no local! Existem clínicas que auxiliam na perda de peso com hidroterapias, que também ajudam a proteger as articulações do cão obeso.

Outra dica é realizar o enriquecimento ambiental ao alimentar seu peludinho! Oferecer a comida de forma que ele precise gastar energia para obter seu alimento é um ótimo estímulo mental e físico! 

*Texto por: Raíssa Macaron. CRMV: 13591

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cline, M. G and Murphy M. Obesity in the Dog and Cat. Boca Raton, Florida: CRC Press, 2019.

Alexander J. German. The Growing Problem of Obesity in Dogs and Cats. The Journal of Nutrition, Volume 136, Issue 7, 1 July 2006, Pages 1940S–1946S.

Kopelman PG.BObesity as a medical problem –Nature. 2000; 404 -635, 43.


McGreevy PD, Thomson PC, Pride C, Fawcett A, Grassi T, Jones B. Prevalence of obesity in dogs examined by Australian veterinary practices and the risk factors involved- Vet Rec.2005; 156-695 – 707

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Whatsapp
Precisando de ajuda?