fbpx

Sem categoriaProblema Renal

31 de março de 2020by marketing0

Alimentação Natural, uma aliada na proteção dos rins

 

Os rins, considerados órgãos vitais, são os responsáveis por filtrar o sangue, retirando as impurezas e produzindo a urina.

 

A doença renal, ou insuficiência renal crônica, ocorre quando os rins sofrem danos e não conseguem desempenhar sua função corretamente. As impurezas vão se acumulando no organismo dos animais, podendo causar outros problemas à saúde e a longo prazo, falência renal. Ao contrário do fígado, os rins não possuem capacidade de regeneração, por isso é muito importante cuidar desse órgão ao longo da vida do animal.

 

10% dos cães são afetados pela insuficiência renal crônica e é especialmente mais evidente em cães idosos. Essa doença é considerada progressiva e não tem cura, por isso a dieta é uma grande aliada e pode fazer muita diferença na qualidade e expectativa de vida de cães diagnosticados com essa doença e também em cães sadios, retardando ou evitando o aparecimento da doença renal.

 

A insuficiência renal pode ter várias causas, dentre elas se destacam as doenças auto imune, diabetes, câncer, trauma, desidratação severa, leishmaniose entre outras.

 

Os sintomas podem aparecer de forma tardia, por isso é muito importante procurar o seu veterinário e realizar um check up anual do seu pet e em cães idosos, a cada 6 meses. A baixo segue alguns sinais que podem indicar a insuficiência renal crônica.
  • Aumento da ingestão de água e aumento do volume de urina
  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Mau hálito
  • Vômito e diarréia
  • Fraqueza
  • Úlceras na mucosa oral
A principal forma de melhorar a qualidade de vida de animais diagnosticados com doença renal crônica é associar os cuidados e medicamentos prescritos pelo veterinário a uma dieta que não irá sobrecarregar a capacidade de filtração dos rins. Dietas ricas em água, contendo proteínas de qualidade que irão ser aproveitadas da forma correta pelos cães, em quantidades ideais e com baixo fósforo são as mais indicadas. Na Pet Saudável temos o prato Arroz de Forno, especialmente desenvolvido para cães com problemas renais. Possui proteínas de alta qualidade e em quantidades adequadas, legumes selecionados e suplementação diferenciada, com baixo fósforo.

 

Além disso a dieta também é uma grande aliada para preservar os rins de animais saudáveis. Isso porque as dietas naturais apresentam uma porcentagem de água (ou umidade como descrito no rótulo) que varia de 70 a 80%, aproximadamente oito vezes mais água que a ração seca. Essa grande quantidade de água presente na alimentação do seu cãozinho irá favorecer a filtração que ocorre nos rins, protegendo todo o sistema urinário.

 

Então para melhorar a saúde dos rins e qualidade de vida do seu companheiro procure dietas ricas em água e faça um check up sempre que possível!

 

Texto por: Raíssa Macaron. CRMV: 13591

Referências bibliográficas:

 

Allen TA, Jaenke RS, Fettman MJ. A technique for estimating progression of chronic renal failure in the dog. J Am Vet Med Assoc 1987;190:866–868

 

BARBER, P. J., RAWLINGS, J. M., MARKWELL, P. J. & ELLIOTT, J. (1999) Effect of dietary phosphate restriction on renal secondary hyperparathyroidism in the cat. Journal of Small Animal Practice 40, 235–242

 

Finco DR, Brown SA, Brown CA, et al. Progression of chronic renal disease in the dog. J Vet Intern Med 1999;13:516–528.

 

LARSEN, J. A., PARKES, E. M., HEINZE, C. R. & FASCETTI, A. J. (2012) Evaluation of recipes for home-prepared diets for dogs and cats with chronic kidney disease. Journal of the American Veterinary Medical Association 240, 532–538

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Whatsapp
Precisando de ajuda?