fbpx

CuidadosA QUEDA DE PELO EM CÃES

16 de novembro de 2020by marketing0

Todos os cães soltam pelos normalmente e diariamente, até porque o cão tem em média 15 mil pelos (15x mais pelos do que nós temos de fios de cabelos!). A queda de pelos pode ser influenciada pela estação do ano, dieta, raça, tipo de pelagem, estresse, por alterações hormonais, enfermidades e ectoparasitas.⠀

Quando há queda de pelo patológica, os sintomas podem incluir a aparência de pelo quebradiço ou seco, maior perda de pelos que o normal e o aparecimento de áreas calvas que podem ser de forma circular ou irregular. A queda de pelos também pode se concentrar em uma região específica ou generalizada em todo o corpo do seu cão.

Qualquer problema de pele do seu cão, incluindo eczema ou caspa, pode levar à queda de pelos. Se o seu cão estiver incomodado ou a pele estiver causando desconforto, tentará se aliviar coçando-se e lambendo-se. Com o tempo, isso pode levar à queda de pelos, pois áreas específicas de pele estão enfraquecidas e a pelagem está solta.

Cães que possuem subpelo, uma camada de pelo grosso e macio que fica sob os pelos externos, mais ásperos e longos, costumam soltar grande quantidade desse subpelo nas trocas de estação, como os cães da raça Golden Retriever. Cães de pelo curto, como Boxers e Dálmatas perdem pelo durante o ano todo. Quando o pelo para de crescer, ele cai, abrindo espaço pra outros novos pelos nascerem e crescerem.

A perda de pelo em cães também pode ocorrer devido a deficiências nutricionais, cuja presença apoiaria o desenvolvimento de uma pele e pelo saudáveis. Queratina, o componente principal do pelo, precisa de aminoácidos sulfurados para ser sintetizado adequadamente; sem estes, seu cão pode ter crescimento de pelo lento, seu pelo pode parecer frágil e, no final, ele vai sofrer de queda de pelo. Da mesma forma, a biotina é um nutriente essencial no suporte de uma pele e pelo saudáveis e protege contra queixas como a queda de pelo.

A boa notícia é que, dependendo da causa, a queda de pelo pode ser amenizada ou solucionada através da alimentação saudável, que ajuda na manutenção e reposição de alguns nutrientes, como aminoácidos e ômega 3, que auxiliam na saúde da pele e do pelo.

A escovação com frequência da pelagem do animal também é muito importante. Esse cuidado super prazeroso pro pet elimina em grande quantidade os pelos mortos.

Lembre-se sempre de levar seu amigo no veterinário sempre que tiver alterações na pele e pelos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Whatsapp
Precisando de ajuda?